Relatório das 3 primeiras atividades conjuntas da Associação Caxiense de Montanhismo e Comando Regional de Bombeiros

Dentro do cronograma de atividades propostas para aprimoramento conjunto da Associação Caxiense de Montanhismo e dos membros do CRB – Comando Regional de Bombeiros, descrevo abaixo uma síntese das primeiras atividades.

23/07 – Primeiros Socorros sob orientação do Soldado Siqueira, para aprimoração dos membros da ACM nos quesitos: análise da situação, verificação dos sinais vitais, respiração artificial (utilização de bico plástico que evite contato direto com a boca da vítima) e massagem cardiovascular, imobilização de fraturas (inclusive utilizando materiais alternativos), rolagem de vítima e fixação na maca, entre outras proposições básicas.

28/07 – Revisão de nós, ancoragens e sistemas de equalização de segurança. Contamos com a participação de cinco membros do Corpo de Bombeiros. Atividade em sala de aula utilizando corda, cordeletes, fitas e mosquetões. O nó oito e suas variações, nós blocantes e equalizações de força em dois, três ou mais pontos.

25/08 – Rapel e ascensão por corda. Contamos com a feliz coincidência de o Comando Regional estar apresentando a um grande grupo um desencarcerador (alicate gigante para, entre outras funções, cortar lataria de veículos) adquirido pela corporação. Após a apresentação iniciamos as atividades contando com aproximadamente dez membros do Corpo de Bombeiros, inclusive de outras municipalidades. Rapel com freio oito, grigri, placa de segurança, freio de resgate e ascensão por corda com cordeletes, com ascensores mecânicos(jumar), cordeletes com grigri e cordeletes com jumar.

Bombeiros participando de treinamento com a Associação Caxiense de Montanhismo

Até então tenho ouvido muitos elogios em relação a proposta desenvolvida, espero que não seja necessário usar tais técnicas em situações reais, espero que não ocorram tais situações. De qualquer maneira vale o aprendizado e estarmos sempre preparados e treinando constantemente. Até aqui agradeço ao Soldado Siqueira pela oficina de primeiros socorros e aos membros do Corpo de Bombeiros pela atenção e participação e ao Comando Regional, em especial ao Sr. Barden.

* Juliano é Diretor Técnico e instrutor habilitado da Associação Caxiense de Montanhismo

Posted in Relatos e Conquistas and tagged , , , .