A Associação

A Associação Caxiense de Montanhismo é uma sociedade civil, de caráter esportivo-ecológico, de direito privado e sem fins lucrativos e/ou partidários. Foi fundada em 04 de abril de 1994 e teve seu primeiro estatuto registrado em 1997. Tem como objetivos:

  • Difundir a prática do montanhismo em todas suas modalidades, fornecendo aos seus associados informações técnicas e culturais do esporte.
  • Defender e preservar o ambiente ecológico dos lugares onde o esporte de montanha possa ser praticado.
  • Dispor para seus sócios e para toda a sociedade em geral guias e instrutores qualificados para o exercício de montanhismo.

A Associação Caxiense de Montanhismo existe desde 04 de abril de 1994 e foi registrada em 1997. É pioneira na região serrana do estado e também é a associação mais atuante na área do esporte e meio ambiente. Sócia fundadora da FGM – Federação Gaúcha de Montanhismo, colaboradora das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Esportes e Lazer.

Por quatro anos fez parte do comitê da bacia hidrográfica do Rio Caí, colaborando com sua criação. Possui projeto junto à Prefeitura de Flores da Cunha, em andamento desde 1997, para criação do PEMRA – Parque Ecológico de Montanhismo Rio das Antas, ideia pioneira no Brasil inteiro. Uma das fundadoras do FEACXS – Fórum das Entidades Ambientalistas de Caxias do Sul em 1999. Conquistou espaço para funcionamento de sua sede junto o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul através do importante auxílio em um resgate no Distrito de Santa Lúcia do Piaí.

A Associação Caxiense de Montanhismo possui como principal finalidade incentivar o montanhismo e a preservação ambiental. Suas atividades são através de ações individuais e parcerias com outras entidades, no que diz respeito a incentivar, divulgar e aprimorar as técnicas de montanhismo e a preservação ambiental, inclusive seguindo um rígido código de ética.

Atua em diversas áreas, principalmente dentro da prática de montanhismo (envolvimento com entidades congêneres do montanhismo nas cidades vizinhas como Clube de Montanhismo Ecológico Leão Groppo de Bento Gonçalves e com entidades de âmbito maior como a FGM – Federação Gaúcha de Montanhismo e CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) e amplamente na área de preservação, recuperação e educação ambiental, formando parcerias com outras ONGs (ALGA – Associação Livre para Gerenciamento Ambiental, GRUMA – Grupo de Urbanismo e Meio Ambiente, Projeto Girassol de Educação Ambiental), Universidades (UCS – Universidade de Caxias do Sul, UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) e com outros municípios (Flores da Cunha).

A Associação Caxiense de Montanhismo não possui funcionários e a experiência prévia da instituição na área de atuação comprova-se no histórico supra citado.

Para associar-se acesse a Tesouraria e saiba mais!