I Festival Caxias do Sul de Escalada e Montanhismo (2005)

No início deste ano a Associação Caxiense de Montanhismo elaborou o projeto do Festival Caxias do Sul de Escalada e Montanhismo e entregou na Prefeitura Municipal de Caxias para concorrer ao financiamento pelo FUNDEL (Fundo Municipal para Desenvolvimento do Esporte e Lazer). No mês de maio o projeto foi aprovado junto com mais três projetos particulares de membros da associação: “Caça Talentos”, “Escalada para Todos II” e “Paredões de Caxias do Sul”.

O projeto do Festival foi idealizado pelo Presidente Luis Marcelo Rodrigues, pelo diretor de comunicação – Alexandre Vieira, pelo diretor técnico – Juliano Perozzo e pelo sócio Jimerson Martta.

Como primeiro preparativo foi realizada uma planificação do muro de escalada com apoio de um engenheiro civil. O local escolhido para o festival foi o SESI, que com seu ginásio gigantesco permitiu a construção de um muro bem alto (cerca de 25 metros), além de disponibilizar alojamentos e vestiários.

Após a aprovação oficial do projeto a equipe da Associação Caxiense de Montanhismo deu início na organização: venda de espaços, busca de patrocínio, apoio logístico, palestras, etc. Muitas das tarefas estenderam-se a até poucos dias antes do evento, data em que foi definida a composição oficial de patrocinadores e apoiadores do evento para inserir nos materiais de divulgação, tais como: cartazes, convites, camisetas, faixas e banners. Ainda assim algumas empresas resolveram apoiar depois. Vinte dias faltam para o evento e foi realizada uma revisão do regulamento, organização da equipe de trabalho e a divulgação em massa.

Sexta-feira, 07 de outubro de 2005: A sexta-feira marcou o início do evento. Agradecemos ao Jornal Pioneiro que publicou uma reportagem sobre o evento divulgando todo o cronograma.

As 15h foi realizada escaladas na Gruta Nossa Senhora de Lourdes na 3ª Légua, com a presença dos Palestrantes Irivan Gustavo Burda, Ronaldo Franzen e suas respectivas companheiras, Márcia e Simone. Marcaram também presença no local a Denise, assessora do Secretário Municipal de Esportes de Caxias do Sul, o Presidente da Associação Caxiense de Montanhismo – Luis Marcelo Rodrigues e o diretor técnico – Juliano Perozzo. À noite ocorreu um jantar de confraternização com quase 30 participantes.

Sábado, 08 de outubro de 2005: Por volta das 11 horas da manhã teve início o campeonato. No fundo do ginásio do SESI as pessoas conferiam as mostras de equipamentos, vídeos e banners.

O muro da competição chamou a atenção de todos. Eram doze metros só de negativo, duas arestas e um diedro na base, além da parte vertical, totalizando assim uma estrutura com aproximadamente 25 metros de altura. As inscrições chegaram a 20 competidores, 1 na infantil, 8 na juvenil, 8 na adulto, 1 na máster e 2 no feminino. O mínimo aguardado pela organização era pelo menos o dobro.

Por volta das 16 horas, trabalhando com toda a tranqüilidade, encerrou-se a primeira fase da competição, contando com muitos elogios à imponência do muro e a qualidade da via, aumentando sua dificuldade progressivamente ao longo de seus vinte e oito metros de via.

A possibilidade do público ver os atletas, na área de reclusão aberta, sem paredes, logo atrás do muro, se concentrando, alongando, também obteve elogios.

Logo após o fim das escaladas do sábado, tivemos as lindas imagens da conquista de uma agulha de rocha basáltica, no Cânion do Funil, próximo a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, apresentada pelo escalador Moisés Rodrigues de Oliveira.

Pronto para dar informações e mostrando lindas e pioneiras fotos Sr. Edgar Kittelmann manteve-se sempre firme e forte durante todo o evento.

No final da tarde começaram as palestras:

As 19 horas: Guilherme Zavaschi e Thiago Balen, apresentaram o vídeo Brasil Vertical 2 e a escalada esportiva em rocha mais difícil do Brasil.

As 20 horas: Após a apresentação do Making Off do filme Extremo Sul, Ronaldo Franzen Junior (que é ator do filme) comentou os aspectos psicológicos que permeavam os sets de filmagem. Em seguida o alpinista fez um breve relato sobre o que está acontecendo na regularização do turismo aventura no Brasil, os pré-requisitos mínimos para condutores, padronização e o trabalho que o IH – Instituto de Hospitalidade do Ministério do Turismo está fazendo para agregar estes conhecimentos, criando normas próprias.

As 21h20min.: Irivan Gustavo Burda desencadeia uma avalanche de imagens de montanhas e escaladas pelo mundo, algumas com seu compatriota paranaense Waldemar Niclevickz, seduzindo os atentos a novos desafios e sonhos. Culturas, línguas e deuses diferentes, enriquecendo o conhecimento do homem que busca escalar montanhas. Imagens muitas vezes chocantes retratando a realidade local, a exploração do ser humano e a pobreza material, contudo, sobra riqueza espiritual à estes povos. Irivan culmina com as imagens da escalada do Monte Everest, desde a aproximação ao Campo Base, últimos vilarejos, até o momento em que ele e Waldemar, quase saindo do cume, avistam Vitor Negrete, chegando, vindo da Face Norte. Um grande feito para o montanhismo brasileiro.

Domingo, 09 de outubro de 2005: Ainda pela manhã já iniciaram as semifinais da competição, válida pelo ranking gaúcho. Permaneceram abertos também os Stands com mostras, banners e faixas.

Belos movimentos, botes e performances vão selecionando os competidores para as finais. Tivemos a presença da equipe de filmagens da UCS TV (TV aberta) que produziu uma matéria que foi ao ar segunda feira, 10 de outubro, ao meio dia e a noite.

O público atento vibrou e incentivou os finalistas. Após os classificados passarem pela final e adaptado um desempate do segundo lugar, a classificação final ficou assim:

RESULTADOS

Infantil:

1º Julian Baungartem Reche

Juvenil:

1º Dioni Capelari Silocchi (Purple Rock/ACM)
2º Guilherme Reis (Academia Estica Vida)
3º Mateus Zattera Scopel (ACM)
4º Diogo Silva (Leão Groppo)
5º Jeferson Reche
6º Guilherme Comim
7º Luis Henrique Trentin de Souza
8º Vinícius Lucchese

Adulto:

1º Guilherme Zavaschi (Conquista Equipamentos/AGM)
2º Naoki Arima (Agarras Sauro/AGM)
3º Marcos Vinicius Todero (Kailash/AGM)
4º Roni Marcio Andrés (Guenoa/Agarras Sauro/Fabrica do Design/AGM)
5º Adriano Bueno Telles Pereira (Mountain Brasil/ACEM)
6º Antonio Nery
7º Eleandro Mendes (ACEM)
8º Valmir Machado Moraes (Academia Estica Vida)

Máster:

1º Marcos Alba (ACM)

Feminino:

1ª Silvia de Mello Marcon (AGM)
2ª Elizangela Ballardin Xavier

Quarta-feira, 12 de outubro de 2005: O dia da criança foi comemorado com escalada livre, equipamentos e instrutores disponibilizados para a criançada. Aproximadamente as 11 horas da manhã mais de 50 crianças escalavam o muro da competição com a presença de seus pais, que torciam para os filhos chegarem no topo e ganharem a camiseta do evento.

A fila nunca diminuía e a criançada tinha a paciência de encarar várias vezes a fila para poder escalar de novo. A galera da organização se revezou e o muro não parou nem de meio dia. À tarde o movimento aumentou ainda mais e assim foi até as 18 horas, horário em que a organização encerrou o evento.

Quanto ao festival em geral muitos comentários foram feitos, prós e contras, e a organização sempre atenta já prevê alterações no regulamento da competição, aproximando-se cada vez mais da CBME e UIAA. Quanto a questão da competição ser válida pelo ranking brasileiro, não houve tempo hábil necessário pois no período da solicitação de inserção no ranking a FGM ainda não tinha efetivado sua ligação com a CBME, o que ocorreu somente em agosto, na Adventure.

No geral, organização, competidores e público, demonstraram estar satisfeitos com os resultados do evento.

Agradecimentos:

Aos organizadores: Luis Marcelo Rodrigues, Juliano Perozzo, Jimerson Martta, Alexandre Vieira, Cristiano Backes, Thomas Schulze, Ígor Tschoepke Goedel, Maikon Vieira, André Fagundes, Lair Dornelles Junior e Cristiano Ramos.

Aos palestrantes e convidados: Edegar Kitelmann, Moises Rodrigues de Oliveira, Irivan Gustavo Burda, Ronaldo Franzen Jr., Paulo dos Reis, Thiago Balen e Guilherme Zavaschi.

Agradecimentos especiais para: Lucas Hainzenreder Longhi, Marcos Alba e ao Rodrigo pelo apoio na pintura do muro.

Texto: Juliano Perozzo, Diretor Técnico da Associação Caxiense de Montanhismo

Redação final e adaptação: Lucas Hainzenreder Longhi

Fotos: Alexandre Vieira, Luis Marcelo Rodrigues e Lucas Hainzenreder Longhi

Imagens do Evento:

Posted in Campeonatos, Cursos e Eventos and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *