Projeto Viva Feliz é sucesso

No primeiro semestre de 2005, em um programa executado com financiamento do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente pertencente ao COMDICA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente, atendemos 320 crianças e adolescentes de 13 Entidades que fazem parte da rede RECRIA – Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente, entre elas Prosepa – Brigada Militar, ACPMEN – Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé, LEFAN- Legião Franciscana de Amparo aos Necessitados, Centro Técnico Murialdo, FAS-Fundação de Assistência Social atendendo seus sete Centros Educativos, Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz e CAPS Reviver.

Proporcionamos a criança e ao adolescente uma experiência inovadora, que alavanque a sua autoestima e trabalhar com o seu físico de forma holística em contato com a natureza. Trabalhamos semanalmente durante quatro meses com a educação ambiental, e o montanhismo, reformulando conceitos que fazem parte do cotidiano, buscando a sua preparação para enfrentar e superar obstáculos, físicos e emocionais e consequentemente sociais e culturais.

Nossas atividades desenvolvem a criatividade, o comprometimento, a motivação para vencer desafios em grupo e/ou individualmente, promovendo o extrovertimento e melhorando seus relacionamentos pessoais. Com essa linha de raciocínio procuramos trabalhar a ansiedade e a liberação de energia da criança através da exploração dos dons, das habilidades, da vontade de vencer desafios e do incentivo ao desenvolvimento da sua criatividade.

Montanhismo

Atividade que estimula a pessoa para enfrentar os obstáculos encontrados na prática do esporte, que busca a plena integração com a Natureza e a evolução do autoconhecimento em vários aspectos: corpo, mente e espírito. Atividade que intensifica a capacidade de concentração, coordenação motora e de planejamento ao mesmo tempo, vivenciando assim uma forma de dissipar os temores e o stress provocados pelo dia a dia.

A prática do montanhismo consiste em: caminhadas, escaladas e rapéis (descida com auxílio de corda). O estímulo à prática do montanhismo para crianças e adolescentes é tido como muito salutar para o desenvolvimento físico e psicológico. A criança e/ou adolescente sentirão uma sensação de liberdade quando criar confiança no equipamento de rapel e de escalada. Ela se sentirá realizada ao ultrapassar obstáculos que antes lhe parecerão impossíveis. Ela valorizará cada vez mais a natureza como uma fonte suplementar de energia. Perceberá a importância e responsabilidade de se trabalhar em conjunto.

* Luis Marcelo Rodrigues é Presidente da Associação Caxiense de Montanhismo, proponente e responsável por este projeto.

Veja a carta enviada pela Associação Centro de promoção do Menor Santa Fé agradecendo a Associação Caxiense de Montanhismo e o COMDICA pelo projeto

Posted in Cursos e Eventos and tagged , , , .