Topo das Américas: Expedição ao Aconcágua – Temporada 2024

Por Lucas Ferreira.

20/01 – REUNINDO O GRUPO NA ARGENTINA

Reunimos os quatro integrantes da expedição! Com a minha chegada e o Gustavo, nos encontramos com o Henrique e o Robson durante a tarde após escala em Buenos Aires! Fomos a pé visitar algumas lojas para comprar alguns equipamentos e depois pegamos o carro para visitar o Parque General San Martín, o mais antigo e maior parque da província de Mendoza. Já estive em Mendoza algumas vezes, mas essa é especial por ser a minha primeira expedição ao Aconcágua!! Vou a trabalho, guiando junto com o Henrique Franke pela Versus eu Mesmo! A noite saímos para jantar e retomamos para o hotel para descansar! Amanhã a equipe estará completa com a chegada do Marcel e iremos alugar os equipamentos que faltam!

21/01 – ORGANIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Depois de uma boa noite de descanso tomamos café da manhã no hotel, enquanto o Henrique foi buscar o Marcel no aeroporto o restante da equipe foi alugar os equipamentos que faltavam! Almoço no melhor estilo da parilla argentina e a tarde organização das malas duffel e mochilas para iniciar a expedição!! Amanhã iremos de transfer até Penitentes.

22/01 – RUMO A PENITENTES

Deixamos Mendoza ao meio dia de transfer rumo a Penitentes, parando em Uspalatta para almoço! Chegando no Refúgio Cruz de Caña, da empresa parceira Lanko, organizamos toda a alimentação e as malas duffel que vão amanhã com as mulas! Iremos iniciar amanhã nossa subida rumo ao topo das Américas, partindo da entrada do Parque Provincial Aconcágua até Confluência!!

23/01 – PARQUE PROVINCIAL ACONCÁGUA

Entramos no Parque Provincial Aconcágua!! Saímos da entrada (Horcones) e partimos rumo a Confluência. O dia era de céu azul e bastante calor, partimos em ritmo lento por 8 km e três horas depois chegamos no primeiro acampamento rumo ao topo da América! A estrutura do local é incrível e fomos muito bem recebidos pela empresa Lanko, com pizza e suco gelado!! De tarde descansamos e de janta uma milanesa napolitana de dar inveja em muito restaurante!!

24/01 – PAREDE SUL ACONCÁGUA

Dia de aclimatação saindo de Confluência e fazendo um bate volta até o mirante da parede sul do Aconcágua! Foram 3h de ida, chegamos ao meio dia e ficamos 45 minutos para potencializar a aclimatação!! Após pouco mais de 2h de descida chegamos no acampamento e fomos recebidos com empanadas e suco!! Amanhã temos um longo dia pela frente, 18 km até Plaza de Mulas!

25/01 – BASE CAMP DO ACONCÁGUA

Partimos de Confluência para um dia longo. Depois de atravessar a extensa Playa Ancha, fizemos uma parada para almoço e seguimos em frente rumo ao Base Camp do Aconcágua – Plaza de Mulas. Uma forte subida no fim do trajeto já mostra ao fundo a estrutura do local e nos anima pois já estamos chegando!! Foram sete horas e meia de caminhada e 18,5 km percorridos com um ganho de altimetria de 900m. Fomos recebidos com um lanche, nos organizamos no domo e após a janta fomos descansar!

26/01 – DIA DE DESCANSO

Depois do café da manhã ficamos pelo domo refeitório, conversando sobre a estratégia dos próximos dias e organizando as refeições que vão subir com os porteadores Para quem tem curiosidade, o campo base do Aconcágua tem uma estrutura enorme com vários domos de refeição, acomodações, banheiros, duchas e barracas de cozinha das empresas locais!! Possui também local para aferição médica (necessária antes de subir para os próximos acampamentos), café e locais de convivência.

Durante o dia está fazendo temperatura agradável por volta dos 15° mas quando venta a sensação térmica baixa bastante!! De madrugada algo em torno de -5°, mas como estamos dormindo dentro de um domo fica mais tranquilo para descansar! A tarde fomos visitar a galeria de arte mais alta do mundo, aferida pelo Guiness Book

27/01 – ACLIMATAÇÃO | CERRO BONETE

Dia de aclimatação saindo de Plaza de Mulas em direção ao Cerro Bonete! Foram 3 horas e meia de subida passando perto de penitentes, subindo com calma e foco no objetivo do dia que era passar dos 5.000 metros de altitude chegando ao cume! Pegamos um tempo muito bom e chegamos a 5.050 m, cume do Cerro Bonete! Descemos em 2 horas e o almoço nos aguardava, pizza e tacos! Amanhã dia de descanso.

Em meio ao acampamento base no Aconcágua, encontrei o Nimsdai Purja, do documentário “14 Peaks”

28/01 – DIA DE DESCANSO

Dia de descanso e organização das mochilas para o dia seguinte, onde iremos avançar até o acampamento Nido de Condores! Separamos os equipamentos e comida que vão com porteadores e deixamos prontas as mochilas que subirão com a gente!

Amanhã partimos por volta das 8:00 com previsão de seis horas de subida. Ficaremos off-line por alguns dias!!

Previsão de cume para o dia 02/02!

 

29/01 – ACAMPAMENTO NIDO CONDORES

Dia de deixar o conforto do Campo Base Plaza de Mulas e subir até o acamamento Nido de Condores.

Por uma questão estratégica de água e exposição ao vento, decidimos não ficar no acampamento Canadá e subir direto até Nido. Foram mais de 1200 metros de ganho de elevação. Subimos em pouco menos de 6 horas, um ritmo muito bom. Chegando em Nido organizamos as barracas e fizemos um purê de lanche! Fim de tarde teve sopa para esquentar e polenta mole com molho vermelho para repor as energias. Fomos presenteados com um pôr do sol incrível. Hora de descansar!

30/01 – ACAMPAMENTO NIDO CONDORES: Dia livre

31/01 – ACAMPAMENTO CÓLERA

Dia de subir um pouco mais alto e levar os equipamentos até o acampamento Cólera, depois do café da manhã partimos às 10:00 rumo ao nosso objetivo do dia. Eram 500 metros de desnível pela frente, fomos com calma fazendo pequenas paradas. Após 2h20min chegamos ao último acampamento do Aconcágua: Cólera.

Deixamos as coisas dentro de um saco (roupas de cume e comida), ficamos por volta de 1 hora na altitude de 5950 metros e depois retornamos para o acampamento Nido de Condores.

Almoçamos, descansamos e fomos deitar às 21 horas com mais um belo por do sol! Amanhã subiremos de vez para o Cólera para fazer cume na madrugada do dia 02/02/2024

01/02 – ACAMPAMENTO CÓLERA/CUME

Acordamos mais tarde e deixamos as barracas prontas para os porteadores subirem com mais alguns equipamentos nossos. Saímos perto do meio dia e pouco. 2 horas de caminhada foram suficiente para que estivéssemos novamente no acampamento Cólera. Esperamos as barracas chegarem e organizamos tudo! Fomos buscar gelo para derreter, fazer neve e no meio da tarde fizemos uma sopa. O jantar foi Polenta com molho e era hora de descansar! Acordaremos as 3:00 horas da manhã para organizar tudo, tomar café da manhã e as 4:00 horas partiremos rumo ao Cume do Aconcágua.

02/02 – DIA DE ATAQUE AO CUME

Acordamos um pouco antes das três horas da manhã e começamos a ferver água para levar com a gente, pois o frio seria severo! Depois do café da manhã (nessa altitude e principalmente pelo horário o apetite não era dos maiores hehe) saímos pontualmente às 4:00 do acampamento Cólera.

A primeira parte da subida até Independência foi feita total no escuro, com um ritmo bom e constante, sem muitas paradas por causa do frio!! Já com o sol nascendo, passamos pela conhecida “Travessia” com um forte vento – ali o Robson estava sentindo bastante frio e seu ritmo diminuiu. Pegamos uma sensação térmica de -25⁰, mas o grupo estava focado!

O Henrique seguiu mais lento junto com ele e eu e o Gustavo fomos em direção a “Cueva”. Em um determinado ponto invertemos as duplas e o Henrique seguiu rumo ao cume do Aconcágua junto com o Gustavo! Eu dei o suporte necessário para o Robson ajudando na sua hidratação e alimentação, seguindo em direção do nosso grande objetivo!

Pouco mais de oito horas depois, chegamos no cume!! Os 6.961 metros de altitude do Aconcágua são imponentes e o visual lá de cima é impagável!! Ficamos cerca de uma hora no cume e iniciamos a descida, que levou em torno de quatro horas! Missão cumprida!

03/02 – CÓLERA X MULAS

Acordamos ainda no acampamento Cólera, organizamos todos os equipamentos e iniciamos a descida até o Base Camp Plaza de Mulas!! Chegando lá, fomos recebidos com pizza e um bom suco gelado! Todos felizes e aliviados, saindo do “desconforto” pela grande altitude do Cólera e agora de volta ao conforto do Plaza de Mulas!

04/02 – MULAS X HORCONES

Último dia dentro do Parque Provincial Aconcágua! Um dia que seria longo e quente, pois juntamos dois dias em um e mais de 26 km nos aguardavam até Horcones! Paramos em Confluência para almoçar e recuperar as energias e poucos mais de 8h depois chegamos no ponto inicial da expedição!!! Passaportes carimbados com “Aconcágua”, sorriso nos rostos cansados e era hora de retornar para Mendoza. Fizemos cume da maior montanha das Américas!

Confira imagens da aventura na galeria abaixo:

Posted in Relatos e Conquistas and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *