Utilizando corretamente os ascensores

Neste artigo serão representados os modelos ‘Ascension’ e ‘ Basic’, da fabricante francesa Petzl, mas as informações são aplicáveis a equipamentos similares.

Partes do equipamento

A – Olhal do mosquetão de segurança
B – Trava
C – Alça da trava
D – Olhal do mosquetão de carga

Instalação do equipamento na corda

1 – Abra a trava do equipamento puxando a alça plástica para baixo e para trás.
2 – Posicione a corda no interior do equipamento
3 – Libere a trava.

É fortemente recomendado que sempre seja utilizado um mosquetão de segurança, conforme a figura, para evitar que o equipamento liberte-se da corda.

Ascensão

Para utilizar o equipamento para ascensão pela corda, simplesmente movimente o mesmo para cima, ele libera-se durante a subida e trava-se ao ser solto.

Descida

Para descer o equipamento pela corda siga os seguintes passos:

1 – Posicione o dedo sobre a trava
2 – Desloque o equipamento para cima fazendo pressão na trava
3 – Quando a trava for liberada, puxe-a para a parte posterior do equipamento, permitindo a movimentação
4 – Movimente o aparelho até a posição desejada e liberte a trava

Observação: nas primeiras execuções o procedimento parece trabalhoso, mas com o tempo desenvolve-se habilidade e a dificuldade desaparece, exceto no caso do aparelho estar sob tensão, o que pode dificultar ou até mesmo impossibilitar a sua liberação.

Auto-segurança

Este tipo de ascensor pode ser utilizado, conforme a ilustração, para auto-segurança em situações de progressão em estruturas sem o auxílio da corda, como andaimes e escadas.

Içamento

Para içamento de cargas leves use a configuração da figura A, para cargas mais pesadas a configuração B deve ser escolhida.

Algumas formas INCORRETAS de utilização

Nunca utilize o equipamento nas situações ilustradas abaixo ou em qualquer outra forma desconhecida, sob pena de dano físico ou mesmo a morte.

Manutenção básica do equipamento

Mantenha sempre o seu ascensor limpo, ele pode ser lavado em água, e em caso de necessidade, use algum sabão neutro para facilitar a remoção da sujeira. Depois da limpeza o equipamento deve ser seco. Esta é um regra universal, utilize para todos seus apetrechos: não guarde o equipamento próximo a produtos químicos, material de limpeza, derivados de petróleo, combustíveis, solventes, baterias, junto a materiais como areia, superfícies de concreto aparente (seus cristais agem como pequenas lâminas sobre a corda) ou em temperaturas extremas. Em caso de dúvida, entre em contato com a diretoria técnica da ACM através do Fale Conosco

* Ígor Tschoepke Goedel é Diretor Técnico da ACM

Posted in Artigos Técnicos and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *