Código UIAA de ética para expedições

CÓDIGO DE ÉTICA PARA EXPEDIÇÕES

Em 15 de outubro de 1982, a União Internacional das Associações de Alpinistas (UIAA) adotou vários princípios contidos na “Declaração de Katmandu” em relação às atividades de montanha.

Considerando que esta Declaração diz respeito à proteção das montanhas, bem como da população dos Países Anfitriões e seu meio ambiente, parece necessário, levando em consideração o atual desenvolvimento das expedições, que a Declaração seja complementada por um Código. Este Código orientará os montanhistas em sua conduta antes, durante e depois de uma expedição.

Por proposta da Comissão de Expedições da UIAA, a Assembleia Geral da UIAA adotou os princípios enumerados no seguinte Código de Ética e solicita às associações membros que os divulguem e exortem as expedições a respeitá-los.

A EXPEDIÇÃO DEVE:

1. Respeite os regulamentos do país anfitrião. Isso significa que, antes de entrar no País Sede, deve estar totalmente ciente dos regulamentos, e ter os meios e equipamentos para cumpri-los. A expedição deve estar preparada para todos os aspectos e necessidades de sua viagem.
2. Respeite a Declaração de Kathmandu de 1982.
3. Manter e desenvolver a natureza esportiva das expedições no puro espírito do alpinismo, o que implica que a expedição irá:
• adotar logística e táticas alinhadas com a evolução da escalada moderna do Himalaia.
• evitar o uso de meios financeiros ou materiais desproporcionais à meta.
• recusar-se a usar meios artificiais ou drogas, mesmo para obter sucesso.
4.Qualquer que seja a tática e estratégia adotada, comporte-se de forma a preservar a segurança de todos, especialmente carregadores do vale, carregadores de HA, membros da expedição, etc. do país anfitrião.
5. Assegurar que os expedicionários do país anfitrião participem o máximo possível das atividades técnicas da expedição para iniciar ou ampliar seu treinamento em alpinismo.
6. Após a expedição, fornecer informações verdadeiras, objetivas e precisas sobre o andamento da expedição, os problemas encontrados, os resultados obtidos e qualquer informação documental útil.
7. Evite a alteração ou exagero de fatos, especialmente para fins publicitários, em quaisquer artigos sobre a expedição, bem como na mídia.
8.Dê provas de solidariedade e ajuda mútua, não só dentro da expedição, mas também com a população local e outras expedições que possam estar em apuros.
9. Respeitar os equipamentos etc. de outras expedições e abster-se de utilizá-los sem a sua aprovação.
10. No final da estadia, no espírito da Declaração de Kathmandu, deixe a montanha o mais limpa possível, especialmente no que diz respeito à remoção de cordas fixas, acampamentos HA, etc.

Texto adotado pelo Comitê Consultivo da UIAA e pela Assembleia Geral em Marrakesh, 9 de outubro de 1987.

Download do arquivo original da UIAA

Link para o material em https://theuiaa.org/declarations/ethical-code-for-expeditions/

Posted in Artigos Técnicos and tagged , , , .