Associação Caxiense de Montanhismo indica Marcos Vinicius Todero para o Mosquetão de Ouro 2023

O prêmio Mosquetão de Ouro foi lançado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) em 2015, inspirado no renomado prêmio Piolets d’Or. A premiação tem como objetivo celebrar a paixão, o espírito, os valores e os feitos do montanhismo brasileiro, incentivando o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas.

Leia o regulamento: https://rionasmontanhas.com/mosquetao-de-ouro/

A inovação, experiência, respeito, compromisso, autonomia e feitos atléticos são as bases do Mosquetão de Ouro, que busca premiar atletas e personalidades em diversas áreas de atuação do montanhismo, reconhecendo aqueles que estão empenhados em engrandecer o esporte, explorando os limites do possível em suas respectivas áreas de atuação e ajudando a perpetuar a conexão do homem com a natureza.

Além de celebrar experiências extraordinárias, o Mosquetão de Ouro também é uma reflexão sobre os valores e a cultura do montanhismo, destacando os feitos realizados em prol da comunidade montanhista e das montanhas. A premiação busca alimentar a chama do engajamento por uma vida livre e ao ar livre, valorizando o esporte e incentivando as pessoas a explorarem seus limites e a manterem uma conexão saudável e respeitosa com a natureza.

Em suma, o Mosquetão de Ouro é uma importante iniciativa da CBME para celebrar e incentivar o montanhismo ético e responsável no Brasil, reconhecendo os atletas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do esporte e para a preservação das montanhas e do meio ambiente. A premiação é uma oportunidade de inspirar novas gerações de montanhistas e de reforçar a importância da conexão do homem com a natureza.

Neste ano de 2023, a Associação Caxiense de Montanhismo decidiu se engajar na premiação Mosquetão de Ouro, indicando pessoas e entidades para participarem do sorteio (relativo a feitos realizados no ano de 2022).

Na categoria “Vida na Montanha”, indicamos e escalador Caxiense Marcos Vinicius Todero, que acumula uma impressionante carreira de mais de duas décadas dedicadas à escalada em rocha e montanhismo.

Desde os seus primeiros anos de escalada, Todero se destacou pelo seu talento e dedicação, encadenando vias de alto grau e abrindo novas rotas em diversos locais.

Com apenas 17 anos, ele encadenou a via “Sem choro nem vela” no Salto Ventoso, 9c. A partir daí, subiu um grau por ano até encadenar o seu primeiro 11a em 2016, com a via “Sombra Escuridão Karma” na Gruta, a primeira via deste grau no país a ser encadenada por um brasileiro.

Ao longo dos anos, Todero se dedicou principalmente à escalada esportiva e à abertura de novas vias, tendo aberto cerca de 100 vias de grau elevado, a maioria de 9c ou mais, algumas ainda sem ascensão e outras sem repetição. Participou e teve apoio da Associação Caxiense de Montanhismo na abertura de vias.

Em 2011, ele se mudou para a Espanha, onde se dedicou bastante à escalada esportiva e atingiu seu grau máximo a vista de 10c em 2015 com a via “Mascle sensible” em Figols a la ombra, e seu grau máximo trabalhado de 11c em 2017 com a via “Patinoso” em Siurana. Atualmente, Todero tem mais de 700 vias de 9c ou mais difíceis encadenadas.

A partir de 2013, ele também começou a realizar a escalada de algumas vias de parede em solitário e livre, incluindo destaques como Sanches Martínez, 7c, 310m em Montserrat e Salbit West Grat 7a, 1000m na Suíça.

Em 2018, Todero realizou juntamente com Marcos Costa uma expedição à Groenlândia, onde repetiram uma via de big wall (Moby Dick 7c+ A1) de 1000m e conquistaram outra via na mesma parede. Ao final da expedição, ele se mudou para a Suíça, onde começou a trabalhar como routesetter em diversos ginásios na Suíça e Alemanha.

Lá, além de seguir dedicando-se à escalada esportiva, ele passou a dedicar-se mais ao boulder, escalada alpina, esqui alpino e vias de dificuldades mais altas em grandes paredes. No que se refere ao alpinismo, ele destaca a escalada, junto com Waldemar Nicklevicz, das últimas seis montanhas que lhe faltavam para escalar todas as montanhas de 4000m ou mais dos Alpes.

Todero se considera atualmente um escalador bastante completo, capaz de escalar 11c e escalar montanhas geladas alpinas. Ele está em uma viagem de um ano e meio através das Américas, dos Estados Unidos ao Ushuaia, onde pretende escalar nas principais áreas do continente , desde boulder até BigWall alpino em Chaltén.

Até o momento nesta viagem efetuou as seguintes escaladas:
– flash da via Dodge of lemons em Rumney 10b,
– escalando da via em móvel Charlie 9c em Red River Gorge,
– terceira repetição, junto com Nico Fraverse da via de parede Vuelo de fortuna, 9c, em La Huasteca
– Ascenção a vista da via Sendero Luminoso, 500m 9a, em Potrero Chico junto com sua namorada e companheira de aventura Nadja Pfister,
– Terceira ascensão da via esportiva Tufa King Long 11a em El Salto.

Com grande entusiasmo, temos o prazer de apresentar Marcos Vinicius Todero como o indicado na categoria “Vida na Montanha” do prestigioso prêmio Mosquetão de Ouro. Esta indicação é um reconhecimento de seus notáveis feitos e de sua dedicação em praticar o montanhismo de maneira ética e responsável. Acreditamos que sua vitória nessa categoria é merecida e seria um verdadeiro incentivo e reconhecimento de que o esporte na nossa região tem potencial para criar uma grande geração de escaladores de alto nível.

Confira abaixo links de imagens, audios e vídeos que validam o histórico de Marcos Vinicius Todero.

Vídeo e artigo Groelandia

https://www.planetmountain.com/en/news/alpinism/brazilians-blaze-big-new-climb-ulamertorsuaq-greenland.html

Vídeo entrevistas e Pod Cast

VINICIUS TODERO: VÍDEO – ENTREVISTA primer 8c brasileño y futuro

Intagram

https://instagram.com/vini.todero?igshid=ZDdkNTZiNTM=

8a.nu tick list

https://www.8a.nu/user/vinicius-todero

Posted in Escalada Esportiva, Montanhismo, Relatos e Conquistas and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *