Chalténtravel: A Emoção Sem Limites na Melhor Empresa de Ônibus da Patagônia

Por Lucas Hainzenreder Longhi

Cansado da monotonia das suas viagens de ônibus?
Não suporta mais as intermináveis horas de estrada sem nenhum acontecimento emocionante?
Seus problemas acabaram!!!
Apresento a sensacional empresa Chalténtravel.
Compre agora uma passagem de El Chaltén até Los Antiguos e viva momentos inesquecíveis…. querendo ou não.

Vou explicar agora o que está incluído nesse pacote turístico imperdível.

Como vocês devem ter visto no último post, eu precisei voltar a Chaltén, onde fiquei dois dias antes de ir a Los Antiguos. Em Chaltén, reencontrei alguns amigos que fiz por lá e, à noite, montei minha barraca para dormir. No dia seguinte, passei a tarde organizando minhas coisas e descansando no Camping Madsen. Tive o prazer de encontrar uma equipe brasileira que escalou com sucesso o Cerro Fitz Roy, uma conquista importante para o Brasil. No dia seguinte, acordei cedo e fui até o Rancho Grande para pegar o ônibus. O ônibus estava lotado, pois essa viagem ocorre apenas duas vezes por semana. Conversei com o motorista, e ele me informou que a Ruta 40 era uma estrada toda de cascalho e parecia que tinha chovido um pouco mais do que o normal nos últimos dias. Saindo de El Chaltén, o motorista fez algumas paradas para os passageiros tirarem fotos das montanhas e dos desertos ao redor.

Algumas horas depois, enquanto estávamos percorrendo a Ruta 40, avistamos um trecho cheio de barro e um pequeno caminhão sendo empurrado por pessoas. O motorista do nosso ônibus parou no meio da pista e, quando o caminhão se aproximou, ele cedeu espaço saindo um pouco pela esquerda. Grande erro! Ao tentar voltar para o meio da pista, as rodas patinaram, e o ônibus acabou se deslocando ainda mais para a esquerda, exatamente onde havia uma grande concentração de barro. Depois de várias aceleradas sem sair do lugar, os passageiros começaram a se olhar, e todos provavelmente pensaram a mesma coisa: “Estamos atolados”. Os motoristas desceram e conversaram um pouco, tentando disfarçar a situação ruim em que estávamos. Eles voltaram para o ônibus e tentaram tranquilizar os passageiros, dizendo que estava tudo bem. Passaram-se 30 minutos, e eles finalmente disseram aos passageiros que uma máquina estava a caminho para ajudar. Todos começaram a ficar inquietos e a se levantar nos corredores, porque a tal máquina nunca chegava. Até que, depois de algum tempo, os motoristas falaram a verdade: “A máquina que vinha nos desatolar também está atolada a 200 metros adiante. Todos terão que descer e ajudar a empurrar”. Alguns passageiros gostaram da ideia, outros nem tanto. Todos desceram, mas apenas alguns ajudaram a empurrar o ônibus.

Depois de muitas tentativas, risadas e algumas pedras na lama para ajudar, finalmente conseguimos desatolar o ônibus. Muitos aplausos para o motorista! Todos voltaram para o ônibus com os pés cheios de lama. Nem preciso comentar como o chão ficou, não é? A máquina que vinha nos ajudar ainda estava lá, tentando sair de uma piscina de lama ao lado da estrada.

Continuamos a viagem e, depois de percorrer 1 km, nos deparamos com um ônibus da empresa Taqsa atravessado na pista, junto com um caminhão-hotel cheio de passageiros alemães. Tivemos que esperar uma hora até que, finalmente, chegou o trator para ajudar a desatolar os dois ônibus. Era engraçado ver aqueles turistas mais velhos e bem-vestidos no meio da lama. Finalmente, os veículos foram retirados e a viagem prosseguiu.

E não pensem que a diversão acaba por aí! Afinal, depois de testemunharmos os veículos atolados, empurrá-los com todas as nossas forças, só faltava mais um toque de emoção para completar essa incrível jornada. E não é que, a apenas alguns quilômetros de distância, encontramos uma van com os pneus para cima? É claro que isso não poderia faltar na lista de catástrofes rodoviárias.

E então, a equipe de resgate, já treinada em desatolar ônibus e ajudar os desafortunados, decidiu ampliar suas habilidades e se aventurar em capotamentos. Com uma passageira ferida e presa dentro de uma van virada de ponta-cabeça, nada mais natural do que colocar todos os nossos conhecimentos em prática e realizar mais um resgate emocionante. E como recompensa, recebemos o privilégio de ter mais oito israelenses a bordo, completando a festa no chiqueiro ambulante.

É realmente incrível como uma viagem de ônibus monótona pode se transformar em uma verdadeira saga cheia de lama, veículos atolados e acidentes. E tudo isso por um preço promocional! Afinal, nada é mais emocionante do que ficar com os pés enlameados, os assentos sujos e a certeza de que você nunca mais vai esquecer essa aventura… pelo menos até conseguir tomar um bom banho e lavar todas as roupas. Enquanto todos queriam chegar logo ao destino antes de anoitecer o motorista ainda parou o onibus para o por do sol na ruta 40.

E continuamos nossa aventura! Já tarde da noite decidimos parar em uma estância porque a garota israelense do acidente insistia em reclamar de dores. Na realidade, ela tinha apenas alguns arranhões e estava fazendo tudo aquilo para chamar atenção. Os motoristas não tiveram outra opção a não ser chamar uma ambulância. Mais meia hora de espera, todos morrendo de fome e sede, até que finalmente uma ambulância de uma cidade próxima chegou para ela para o hospital. E aí começou mais um episódio dessa novela interminável.

Os israelenses não queriam se separar e todos insistiam em ir na ambulância. O problema era que não havia espaço suficiente para oito pessoas, além de suas grandes mochilas. Depois de muita discussão, os motoristas da ambulância ameaçaram chamar a polícia e os israelenses cederam, concordando em se dividir. Apenas parte do grupo seguiu na ambulância. Mais quatro horas de viagem pela madrugada da Ruta 40 e finalmente chegamos ao nosso destino, a cidade de Los Antiguos, quando o sol começava a nascer.

O programado era sair de El Chaltén às 8h30 para chegar às 22h00 em Los Antiguos. Mas, com um belo atraso de 8h (oito horas!!!), acabamos chegando às 6h00 da manhã! Pelo menos economizei dinheiro do acampamento e pude dormir o resto da manhã nos bancos da rodoviária junto com os outros passageiros.

Ah, essas são as emoções e surpresas que você encontrará em uma viagem com a Chalténtravel! Nunca um minuto será perdido, sempre haverá algo para animar sua jornada e garantir que você tenha histórias para contar por toda a vida. Não perca a oportunidade de experimentar a sensação de atrasos intermináveis, dramas no meio do caminho e situações caóticas. Estamos ansiosos para recebê-lo(a) a bordo! Boa sorte!

Posted in Relatos e Conquistas and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *