Relatório do Grupo Técnico sobre a Reunião Setorial Aparados da Serra

Em janeiro de 2023 foi realizada reunião em Cambará do Sul para tratar do Plano de Manejo dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. A Associação Caxiense de Montanhismo participou da reunião com alguns representantes da comunidade montanhista de Caxias do Sul e abaixo é possível acompanhar breve relato das discussões, bem como as reivindicações da comunidade Montanhista representada por diversas entidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Relato do GT – Grupo Técnico da ACM sobre a Reunião Setorial – Uso Recreacional, com o objetivo de revisão do Plano de Manejo dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.

Objetivando a revisão do Plano de Manejo dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio – Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade convidou os representantes dos montanhistas e a associação Caminho das Araucárias para a Reunião Setorial – Uso Recreacional para:

  • Apresentação do processo de revisão do Plano de Manejo;
  • Apresentação das contribuições dos convidados; e,
  • Como se dará o processo de revisão.

Muitas entidades se fizeram presentes, entre elas:

ACM Associação Caxiense de Montanhismo;
ASE Associação Santa Mariense de Escalada;
AMES Associação de Montanhistas de Esteio;
AGM Associação Gaúcha de Montanhismo;
FGM Federação Gaúcha de Montanhismo;
ASGEM Associação Serra Geral de Montanhismo;
FEMESC Federação de Montanhismo do Estado de Santa Catarina; e, Associação Caminho das Araucárias.

Todas as entidades e seus representantes se apresentaram.

Após a apresentação do ICMBIO sobre o processo de revisão do Plano de Manejo as entidades convidadas apresentaram suas propostas e seus interesses. Algumas entregaram documentos impressos com seus pareceres, outras realizaram apresentações de mídia e todas as entidades e membros presentes foram bem participativos. Todas, em especial às ligadas ao montanhismo e a escalada, corroboraram alguns interesses comuns:

  1. Liberar todas as bordas e paredes dos cânions para a prática da escalada e do montanhismo salvo estudo que indique alguma restrição;
  2. Não necessidade de contratação de guia;
  3. Não necessidade de apresentação de lista de equipamentos;
  4. Utilizar documento já existente no Parque de Termo de Conhecimento e Assunção de Risco para a realização da atividade;
  5. Não obrigatoriedade de filiação a entidade ou apresentação de carteirinha para a prática da atividade;
  6. Seguir os Princípios e Diretrizes do Montanhismo Brasileiro expressos pela CBME Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada; e,
  7. Apoiar-se na Instrução Normativa IN ICMBIO 02/2021 que autoriza a prática da escalada em rocha no interior de Unidades de Conservação federais.

Além destes interesses comuns também foram apresentadas as muitas linhas de canionismo, de trilhas longas, de rotas de escalada, locais de campings selvagens e possíveis campings estruturados. Além de possíveis pontos de resgate ou fácil evacuação.

Este foi um resumo conforme percepção do grupo técnico da ACM do que foi expresso pelos participantes da reunião.

Todas as entidades de montanhismo presentes (gaúchas e catarinenses) estão de parabéns pelos excelentes trabalhos apresentados e pelo forte interesse comum: liberar a escalada nos paredões do parque e outras diferentes práticas de Montanhismo.

O próximo passo no processo de revisão do Plano de Manejo é reunir um grupo com 30 pessoas, por 5 dias, representando 12 diferentes setores (o uso recreacional é somente um setor e deverá ser representado por um ou dois membros) e ao final deste período deverá ser produzido o documento base do novo Plano de Manejo, a ser revisado em instância superior, em Brasília. Tudo o que buscamos por mais de 20 anos foi exposto e esperamos que não seja em vão. Infelizmente o passado revela uma preocupação de restrição. Esperamos que o processo evolua e realmente a voz da sociedade seja ouvida e nós, montanhistas, possamos amar ainda mais nossos cânions e suas majestosas paredes.

GT ACM composto por: Clairton de Lima, Cristiana Tedesco Voltolini, Ismael Voltolini e Juliano Perozzo.
Auditório do Parque Nacional Aparados da Serra (Itaimbezinho). Cambará do Sul, 28/01/2023.

Posted in Comunicados, Cursos e Eventos, Montanhismo and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *