I Mart Center Open de Escalada Esportiva (2005) – Resultados

Foi realizado no dia 16 de julho, a partir das 10 horas da manhã, o I Mart Center Open de Escalada Esportiva, válido pelo ranking gaúcho do esporte. A competição contou com a participação de 31 atletas de todo estado nas categorias profissional masculino e feminino e amador. O evento fazia parte do I Mix Total Esportes Vilmar Oliveira, evento realizado no Shopping. O público estimado que circulou pelo local do muro de escalada foi de aproximadamente 1,5 mil pessoas, conforme a organização. Os competidores tiveram que escalar 3 boulders, sendo atribuído uma pontuação para cada um. No final foram somados os pontos e atribuídos a colocação de cada atleta. Na categoria Profissional o domínio foi dos caxienses tanto na modalidade masculina quanto na feminina. No masculino as cinco primeiras colocações foram de atletas caxienses. O competidor Marcos Vinícius Todero foi o único que conseguiu mandar todas as vias, sendo as duas primeiras on sight, e ficou assistindo de camarote a luta pelo segundo e terceiro lugares, que foi disputada entre 5 atletas. No final, Dioni Capelari e Roni Márcio Andres conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. No feminino as três primeiras colocações foram de caxienses. A competidora Lílian Beck Tsuhako confirmou o favoritismo e a boa fase, mandando as três vias on sight. Houve ainda o retorno da atleta Elisangela Ballardin Xavier às competições, depois de um ano parada após sofrer uma lesão, conquistando o segundo lugar. Tivemos ainda a grata surpresa de um novo talento caxiense, a competidora Isadora Demoliner ficou em terceiro lugar. Se os caxiense se deram bem nos profissionais, na categoria Amador, no entanto, o domínio foi “estrangeiro” e foi necessário a realização de uma super final entre os dois primeiros colocados, Pedro Ferreira Nicoloso, de Santa Maria, e Cláudio Bochesi, de Antônio Prado, mandaram todas as três vias on sight. O primeiro lugar foi para a região central do estado. O competidor de Santa Maria, mandou on sight a via da super final e com a queda do competidor da serra, garantiu o título. A terceira colocação ficou para outro competidor da serra, Diogo Holleben Silva, da cidade Bento Gonçalves.

Emoção ao completar a via

O momento mais emocionante do campeonato era quando um competidor completava a via e tinha de se jogar de uma altura de 7 metros sobre uma pilha de colchões específicos para amortecer quedas. Era interessante para o público que assistia e também para quem se jogava lá de cima.

O campeonato foi patrocinado pela Kae, Guenoa, Botas Nômade, Kailash, UCS, SESI, Climbing Wall, Mutirão Pré-Vestibular, Loja Meggashop e Loja Sob Pressão.

Realização: Shopping Mart Center, Vilmar Oliveira, Jimerson Rangel Martta e Valter de Oliveira.

Apoio: Federação Gaúcha de Montanhismo e Associação Caxiense de Montanhismo.

Route-Setter: Jimerson Rangel Martta

Agradecimentos: Ingrid, Thiago Balen e Julian.

Classificação Final

Categoria Profissional Masculino:
1º Lugar: Marcos Vinícius Todero, 21 anos (Caxias do Sul)
2º Lugar: Dioni Capelari, 16 anos (Caxias do Sul)
3º Lugar: Roni Márcio Andres, 33 anos (Caxias do Sul)
4º Lugar: Mateus Scopel, 14 anos (Caxias do Sul)
5º Lugar: Antonio Augusto Nery, 25 anos (Caxias do Sul)
6º Lugar: Naoki Arima, 26 anos (Porto Alegre)

Categoria Profissional Feminino:
1º Lugar: Lílian Beck Tsuhako, 21 anos (Caxias do Sul)
2º Lugar: Elizangela B. Xavier, 18 anos (Caxias do Sul)
3º Lugar: Isadora Demoliner, 28 anos (Caxias do Sul)

Categoria Amador:
1º Lugar: Pedro Ferreira Nicoloso, 14 anos (Santa Maria)
2º Lugar: Cláudio Bochesi, 24 anos (Antônio Prado)
3º Lugar: Diogo Holleben Silva, 17 anos (Bento Gonçalves)

Obs: o termo “mandar a via” significa completar o trajeto proposto. O termo “on sight” significa que o competidor completou o trajeto na primeira tentativa e sem quedas.

Posted in Campeonatos and tagged , , , .