Associação Caxiense de Montanhismo Realiza Grande Evento de Preservação na Gruta da Terceira Légua

A Associação Caxiense de Montanhismo demonstrou mais uma vez seu compromisso com a preservação ambiental e o apoio à comunidade local ao realizar um evento significativo na Gruta da Terceira Légua, em Caxias do Sul, ontem, 30 de outubro de 2023.

Com a participação entusiasmada de diversos montanhistas a Associação dividiu-se em três equipes, cada uma focada em atividades específicas.

Uma equipe dedicou-se à exploração dos boulders na região, efetuando a limpeza e a divulgação da área. A ação contribuiu para divulgação do potencial do local, reforçando a importância da Gruta da Terceira Légua como point nacional de escalada.

Outra equipe concentrou-se na importante tarefa de recolher lixo e detritos da área. Ao final do evento, cerca de 15 sacos cheios de resíduos foram retirados, deixando a gruta mais limpa e segura para todos os visitantes. Essa ação contribuiu significativamente para a preservação do ambiente natural, promovendo a conscientização sobre a importância de cuidar da Gruta da Terceira Légua.

A terceira equipe trabalhou na substituição de banners desgastados por novos, que para confecção tiveram o apoio da Patos do Sul. Esses banners desempenham um papel vital na comunicação e orientação dos visitantes na gruta, melhorando a experiência de todos.

Após as atividades da manhã, os participantes desfrutaram de um almoço que contou com a presença de 60 montanhistas, demonstrando o apoio ao comércio local da região.

Durante o evento, foi realizada a venda de rifas, que arrecadou recursos valiosos para a Associação. Diversos brindes foram distribuídos aos sortudos ganhadores, incentivando ainda mais a participação dos presentes.

À tarde, os entusiastas do montanhismo tiveram a oportunidade de desfrutar da escalada livre na gruta, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Além das atividades práticas, ao longo do dia, os participantes trocaram ideias e sugestões para melhorias contínuas na Gruta da Terceira Légua. Tópicos como o incentivo ao comércio local, a regulamentação do acesso à esteira do rapel e a correta destinação dos resíduos foram debatidos, destacando a preocupação da Associação com o futuro sustentável da área.

A Associação Caxiense de Montanhismo demonstrou mais uma vez sua dedicação à preservação do meio ambiente, à promoção do montanhismo responsável e ao apoio à comunidade local. Eventos como este destacam a importância da união em prol da natureza e do fortalecimento das atividades ao ar livre na região. Parabéns a todos os envolvidos!

Confira algumas imagens do evento:

Posted in Cursos e Eventos and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *