Associação Caxiense de Montanhismo realiza mais uma atividade com Bombeiros

Proposta de remoção escolhida após análise realizada na sede da Associação Caxiense de Montanhismo pelos presentes porém não esgotando outras alternativas: intervenção descendo a encosta, de rapel, já levando maca rígida, tipo mamute. Suspender a vitima através de sistema 3 : 1, com esforço reduzido através de sistema de contrapeso por corda secundária e também aliviado pelo fato do acompanhante da vítima ir subindo, com jumares e estribos, em corda auxiliar, deixando somente a vítima, maca, amarrações e mosquetões suspensos pelo 3 : 1 e com auxílio do contrapeso.

Disparado o cronômetro, comecei a distribuir tarefas e equipamentos, o Thomas subiu levando as cordas do contrapeso (20 e 30 m), mosquetões (8 de aço, oval), fitas (4 de 120cm), maca e equipamento pessoal e o Bombeiro Sd Flaviano Azevedo dos Santos o seguiu levando a corda para içamento (100m), polias (4), cordeletes (2), mosquetões (8 de aço, oval). Cerca de 10 minutos. A montagem das ancoragens, num total de 4, sendo: a corda fixa para o homem do contrapeso rapelar e a corda de contrapeso, que estará fixada a ancoragem da maca, passando pela ancoragem no topo e descendo fixa à cadeira do contrapeso. A corda fixa para o acompanhante da vítima ascender com a vítima e a corda de içamento da maca com a vítima. Cerca de 25 a 30 minutos.

O Thomas desceu a maca até a base através de uma das cordas e em seguida rapelou simulando a chegada na vítima e supervisionou a equipe de terra fixar a vítima, Camila, na maca e também prepararmos a amarração da maca na corda de içamento com auxílio do Sgto.Pedot. Dois pedaços de corda de aproximadamente 4 metros cada, amarrados pela ponta com fiel e arrematados com meio pescador, nas quatro extremidades da maca, formando um retângulo de forças. Um nó oito no seio de cada pedaço de corda e dois mosquetões de aço, travas invertidas, sustentando maca e vítima A maca de tubos de aço, soldada, parecia resistente e com sobra, mesmo assim a Camila estava encadeirada e fixada também nos mosquetões que uniam a maca à corda de içamento. Cerca de 10 minutos. Neste meio tempo o Thomas subiu pelas escadas e preparou-se para descer no contrapeso. Ainda não tínhamos fixado a corda para o acompanhante subir ao lado da vítima. Cerca de 5 minutos, contando com instrução rápida de como ascender pela corda usando gri-gri, jumar e estribos.

O contrapeso começou a descer, o acompanhante da vítima, o Bombeiro Vanderlei Melo de Sousa, estava flutuando a postos e a maca começou a subir quando o 3 : 1 entrou em ação, neste momento haviam dois e por vezes 3 bombeiros em cima, o Flaviano, controlando o sistema, o Sgto. Cristiano, controlando o cordelete de bloqueio do 3 : 1, fixado com nó mariner na ancoragem e o Ten. Matos, na assessoria. Em menos de 15 minutos a vítima estava no topo do “paredão” e a “salvo”.

  • Tempo total da operação: 70 minutos
  • Altura real: 12 metros
  • Pessoas envolvidas no resgate: 4, contando com a vítima. Coordenação: 1.
  • Equipe de supervisão: 1.
  • Assessoria: 3.
  • Observadores e indagadores: 4.
  • Abrangência municipal do pessoal envolvido: Caxias do Sul, Flores da Cunha e Gramado.

Distribuição das funções e como foi:

Coordenação: Juliano Perozzo

Equipe técnico/prática: Thomas Schulze, contrapeso e ancoragens;
Camila Pinheiro, vítima;
Bombeiro Flaviano Azevedo dos Santos, controle do sistema 3:1;
Bombeiro Vanderlei Melo de Sousa, acompanhante da vítima
Supervisão: Igor Tschoepke Goedel
Assessoria no topo: Sgto. Cristiano da Silva e Ten. Candido Roberto Matos Oliveira
Assessoria na base: Sgto. Daltro Jose Pedot
Além dos citados estavam presentes o Bombeiro Mauro Dias Custodio Junior e o Sgto. Nei Luiz Gomes de Moraes.
Reunião de encerramento: os participantes da simulação de resgate mostraram-se felizes com a atividade e solicitaram uma freqüência maior nos treinamentos.
Ambos agradeceram a mútua cooperação.

Juliano Perozzo
Diretor Técnico
Associação Caxiense de Montanhismo

Material utilizado (aproximado):

1 corda de 100m x 12mm, 1 corda de 30 e 1 de 20m x 11mm
4 pedaços de corda de aproximadamente 4 metros
1 maca, colar cervical
20 mosquetões de aço oval
4 polias de alumínio, 2 fixe e 2 de placas oscilantes
6 fitas tubulares de 120cm
2 anéis de cordelete de 8mm
1 Freio Gri Gri
2 pares de ascensores
1 par de estribos

E mais EPI individual tipo: cadeirinha, capacete, auto segurança dupla,freio, mosquetões, fitas e cordeletes sobressalentes.

Atividade realizada em abril de 2007

Confira imagens do treinamento:

Posted in Cursos e Eventos and tagged , , , .