Nos dias 27 e 28 de novembro de 2004 reuniram-se no ginásio da ACM (Associação Cristã de Moços), em Porto Alegre, montanhistas de diversas cidades do estado para uma confraternização no Festival Gaúcho de Montanhismo. Entre as atividades realizadas contamos com a participação do Sr. Edgar Kittelmann com seus fabulosos equipamentos, fotos e histórias do início do montanhismo Gaúcho. Ocorreu também durante o evento uma mostra de equipamentos e fotos de alta montanha, equipamentos de proteções móveis e escalada artificial, espaço para divulgação das associações de montanhismo gaúchas e, finalmente, o campeonato de Boulder válido como a II etapa do Ranking Gaúcho de 2004. Sábado à noite foi realizado jantar de Confraternização com a presença de mais de 40 pessoas.
A ideia do Festival era o fortalecimento dos laços, integração e união dos montanhistas gaúchos e das diversas modalidades praticadas no montanhismo, diga-se boulder, escalada em rocha e alta montanha.
O campeonato de boulder iniciou sábado a tarde para os homens. Haviam três problemas colocados no muro e quatro escaladores por sua vez tinham 30 minutos para resolverem. Foi estipulado que passariam 30 competidores para o domingo, como o número era inferior, pela ausência de vários escaladores, passaram 26 para o domingo. No domingo os homens entraram nas vias individualmente, duas vias pela manhã, passando 12 melhores para a tarde e finalmente os 6 melhores para a noite. As mulheres iniciaram a competição escalando individualmente quatro problemas ao longo do dia.Ao todo competiram 30 pessoas nas diversas categorias.
Os problemas do sábado foram elaborados por Fiorin e por Samir e contaram com a ajuda valiosa de Douglas, Kurt e Tiago Santos. As graduações ficaram em 5sup, 6b e 7a. O routte-setter oficial foi Marius Bagnati cujo trabalho era a elaboração dos problemas do domingo. Para isto contou com seu braço direito Antônio Neri e auxilio da equipe do sábado. As graduações dos problemas do Domingo ficaram 7b, 7c, 8a e 8c para o masculino e 5º, 6ª, 6c, 7a para o feminino.
Após o campeonato foram entregues os troféus aos primeiros três colocados em cada categoria, cuja classificação final ficou a seguinte:
Juvenil Masculino ( 17 anos e abaixo )
1º Dioni Capelari / Caxias do Sul – ACM
2º Mateus Zattera Scopel/ Caxias do Sul – ACM
3º Pedro Rambor / Caxias do Sul – ACM
4º Rodrigo Castelleti / Porto Alegre – AGM
5º Manuel Riveros / Caxias do Sul – ACM
Adulto Masculino ( 18 a 39 anos )
1º Jimerson Martta / Caxias do Sul – ACM
2º Marcos Vinicius Todero / Caxias do Sul – ACM
3º Juliano Perozzo / Caxias do Sul – ACM
4º Ivan Ferronato / Bento Gonçalves – CMELG
5º Lucas Mallmann / Porto Alegre – AGM
6º Lair Júnior / Porto Alegre – AGM
7º Vagner Ambrosi / Bento Gonçalves – CMELG
8º Luiz Marcelo Rodrigues / Caxias do Sul – ACM
9º Robledo Severo / Porto Alegre – AGM
10º Cláudio Guedes Bochese / Antônio Prado
11º Marco Tellini / Porto Alegre – AGM
12º Emerson Ribeiro / Bento Gonçalves – CMELG
13º Marcelo Machado / Gravataí – AGM
14º Humberto Câmara Junior / Porto Alegre – APECAM
15º Joel Marcon / Antônio Prado
16º Sandro dal Magro / Caxias do Sul
17º Joacir Mussoi / Antônio Prado
18º Ígor Tschoepke Goedel / Caxias do Sul – ACM
Máster Masculino ( 40 anos e acima )
1º Carlos Benini / Bento Gonçalves – CMELG
2º Luiz Catafesto de Souza / Porto Alegre – APECAM
Adulto Feminino ( 18 a 39 anos )
1º Lilian Tsuhako / Caxias do Sul – ACM
2º Valesca Barella / Bento Gonçalves – CMELG
3º Elisa Rosa Mendes / Caxias do Sul – ACM
4º Daniela Magnabosco / Caxias do Sul
No final foi entregue um troféu em homenagem ao Sr. Edgar Kittelmann, cujos dizeres são:
“Federação Gaúcha de Montanhismo
Homenagem Especial
Sr. Edgar Kittelmann
Montanhista Gaúcho”
A premiação do campeonato teve o patrocínio da Conquista Montanhismo, Kailash, Loja Bigwall (Porto Alegre), Loja Samburá (Caxias do Sul), Loja Montanha (Porto Alegre).
O evento teve apoio da Stonehenge que emprestou o muro, agarras e principalmente pessoal para auxiliar no campeonato. Também contamos com o apoio da ACM (Associação Cristã de Moços) que nos permitiu utilizar a sua sede para a realização do evento.
Também contamos com a colaboração voluntária de inúmeros montanhistas, nas atividades paralelas, inscrições, entre outros. O espírito presente realmente era de união.