Setor Rocca

(Atualizado 28/07/2022)

Sendo um setor novo, é importante ler todas as informações listadas abaixo.

Seja cortês com o sr. Alzílio e peça permissão para entrar na propriedade.

Use capacete.

Mapa de acesso

Relato dos Conquistadores

Localização: Próximo a Capela de Santo Antônio de Padova (em direção ao vale do Rio Piaí), São Virgílio da 6ª Légua, Caxias do Sul.

Posição solar da via: Norte/Nordeste (sol quase todo o dia).

Acesso: Partindo do centro em direção ao bairro Bela Vista utiliza-se a Avenida França, depois a rua Conde D’eu até passar o Motel Le Bond. Seguindo para a comunidade de São Virgílio e então deve-se entrar na segunda bifurcação/entroncamento à esquerda. Seguindo se anda em uma estrada de sem pavimentação, chão batido, e passando pela capela de Santo Antônio de Padova, descendo em direção ao vale do rio Piaí. Se você chegar em um portão de aço que cruza a estrada, volte, você passou da entrada. Se ficar atento você vai ver o paredão inteiro bem na encruzilhada que dá acesso à casa do Senhor Alzilio, à direita de quem desce. O carro pode ficar bem próximo a casa do seu Alzilio, lembre-se de não obstruindo a estrada. Bata palmas, chame pelo seu Alzilio, se apresente, comunique, seja educado. É um senhor de 83 anos e convém uma prosa para melhorar a confiança, em especial se ele não conhecer nenhum dos aventureiros. A partir do carro siga uns 200m pela estrada até uma área de plantação (milharal), onde se pode ver o paredão. Entre nessa área por uma trilha bem no início e siga até a extrema direita da plantação, passando por uma laranjeira no final. A partir dali é dentro do mato, a trilha está razoavelmente batida e marcada com sacolinhas de mercado constantemente. Em 20 minutos de caminhada bem íngreme você estará na bifurcação entre o trecho final da trilha que dá acesso à base da via (esquerda) e a trilha que leva ao topo do paredão (direita), onde há uma churrasqueira improvisada. Seguindo pela esquerda, contornando um bloco de pedra você chega na base da via. A partir da bifurcação da churrasqueira, seguindo a trilha para a direita, você andará por mais 15 minutos contornando o paredão pela direita, passando pelas bases de paredes bonitas com potencial para vias esportivas, passando por baixo de pedra entalada, ao lado de totens e uma escalaminhada final até o topo do morro, plano, com bordas de paredões expostas e com lindos visuais.

Nome da Via: “Seu Alzilio”, 83m, 6º, 4 enfiadas

Descrição da via: 1ª enfiada com 28m aproximadamente, dificuldade de 5ºsup, trechos delicados e uma atenção especial a uma pedra grande com risco de queda, um pouco a esquerda da via, perto da quarta proteção. Tentamos removê-la, mas não conseguimos. Fique atento. A primeira parada é sensacional, platô muito bom, visual espetacular, com direito a visão do Mallakof no fim do vale do Piaí. Enfiada com 5 proteções fixas. Parada com duas chapeletas Pingo inox.
2ª enfiada com cerca de 20m sendo 5m de trilha/mato levemente inclinado, 5m de rocha com dificuldade de 2ºsup (tendo somente uma proteção fixa) e mais uns 10m de trilha/mato
levemente inclinado. A recomendação é iniciar a terceira enfiada protegendo as duas primeiras chapeletas, retornar ao platô e dar segurança ao segundo. Não há uma parada dupla ali na base. A primeira proteção da 3ª enfiada é uma chapeleta Pingo que pode ser usada como abandono para chegar à parada da 1ª enfiada logo abaixo caso queira baixar por rapel. Esta recomendação é para que você visualize o guia quando for escalar a próxima enfiada.
3ª enfiada com cerca de 20m, toda em diagonal à direita, em direção ao teto. Dificuldade de 4º grau, agarras grandes e rocha bem aderente. Parada abaixo do teto, em platô excelente e com duas chapeletas Pingo. Visual fantástico.
4ª enfiada com aproximadamente 15m e dificuldade de 6º grau. A partir da parada siga a direita em direção ao diedro. Saída com trecho negativo, domínio de balcão com fenda, diedro e chegada ao cume com parada dupla com chapeletas Pingo. Topo limpo! Aproveite para curtir essa aventura e contemplar o vale do rio Piaí e os morros adjacentes.

Material necessário: Corda de no mínimo 35m se for sair por cima ou de 50m se for rapelar. 5 costuras, duas paradas equalizadas.

Atenção aos possíveis frequentadores: Sempre comunicar ao seu Alzilio que vai escalar. Cuidar, ao passar pelas áreas plantadas, para não pisar nas plantas. Na escalada, cuidado especial com pedras soltas, usar sempre capacete. Esta é uma via estilo tradicional, conheça as técnicas e as aplique corretamente. Se não possui o domínio não vá. Não leve pessoas inexperientes para escalar ali. As trilhas, apesar de curtas, são bem fortes.