Foto: Divulgação/IFSC
São ainda muitas as dúvidas que cercam o tema Escalada x Olimpíadas.
Conforme uma notícia divulgada no Globo Esporte, “ainda não é oficial, mas a IFSC apresentou ao COI um formato de disputa que contemple suas três vertentes: velocidade, dificuldade (lead) e boulder. A ideia é que todos os atletas disputem as três provas e que a soma dos pontos de todas defina os medalhistas. A ideia é defendida pela maioria dos atletas, alguns, porém, discordam. Temem que o campeão olímpico não seja o melhor em nenhuma das três práticas.”
A reportagem explica a diferença entre as três modalidades e ainda fala que o Brasil está fora da elite mundial do esporte: “Hoje, o Brasil está fora da elite mundial do esporte. Nenhum atleta do país aparece entre os melhores ou 40 primeiros do ranking mundial. Porém, o critério de classificação olímpica ainda não foi definido. Caso a corrida olímpica leve em conta apenas o ranking mundial, o Brasil dificilmente terá um representante em Tóquio. Se a vaga vier por competições continentais, porém, a situação muda de figura, já que o país é exemplo de administração e se destaca no contexto sul-americano. Os principais atletas do Brasil no momento são Thais Makino, campeã brasileira de boulder e vice-campeã de dificuldade, Bianca Castro, Jean Ouriques e Felipe Ho.”
Confira a matéria completa no site do Globo Esporte!
Fonte: Globo Esporte (http://globoesporte.globo.com)
A matéria é de inteira responsabilidade do Globo Esporte. Estamos apenas divulgando o que está sendo discutido sobre o esporte, não necessariamente refletindo a opinião da Associação Caxiense de Montanhismo.