Estatísticas e mapa de localização das vias de escalada de Caxias do Sul e Região

Ultima atualização em 04/05/2024.

Este projeto foi desenvolvido pelo associado Ígor Machado da Silveira. Para dúvidas, críticas, sugestões ou elogios: igor.eng.civil@gmail.com

A ideia de criar uma estatística dos locais de escalada em Caxias do Sul e Região surgiu ao observar alguns guias de escalada de outros estados brasileiros. Geralmente, esses guias são pagos e representam um trabalho árduo e dedicado. Minha proposta é mais modesta; é um primeiro passo na tabulação dos dados existentes nos croquis de associações e entusiastas da escalada, visando ajudar a fomentar o esporte.

O principal objetivo é democratizar as informações sobre os locais de escalada na região, as modalidades praticáveis em cada um e as dificuldades das vias. Dessa forma, podemos incentivar iniciantes a procurarem áreas conhecidas como campos-escola para começarem sua jornada na escalada. Além disso, esperamos atrair turistas escaladores que buscam graduações mais desafiadoras e desejam testar seus limites.

Para se ter uma ideia, foram catalogados 14 setores em um raio de até 30 km do centro de Caxias do Sul, totalizando 449 vias de escalada. Essas vias abrangem uma ampla gama de graduações, variando de 4º a 11º grau, proporcionando desafios adequados para escaladores de diferentes níveis de habilidade. É importante destacar que a maioria das vias apresenta proteção fixa, proporcionando uma maior segurança aos praticantes. No entanto, também existem algumas vias com proteção móvel, exigindo habilidades adicionais de gerenciamento de equipamentos por parte dos escaladores.

Além disso, é interessante notar que a região oferece uma variedade de tipos de vias, com predominância de vias esportivas. No entanto, também há diversas vias multi-enfiadas que proporcionam não apenas desafios técnicos, mas também vistas deslumbrantes, tornando a experiência de escalada ainda mais enriquecedora e memorável para os praticantes.

Segue acesso ao projeto neste link

Confira abaixo o Mapa:

Se estiver com dificuldades para visualizar acesse por este link.